Opções de tratamento para a apneia central do sono

Pode ser um desafio tratar pacientes com ACS, que muitas vezes apresentam menos sintomas ou sintomas diferentes dos pacientes com AOS. A servoventilação adaptativa, como fornecida pelo AirCurve 10 CS PaceWave, é uma escolha adequada para tratar a maioria destes casos mais complexos.*

Quão prevalente é a apneia central do sono?

icon-prevalence-1

3,5% dos pacientes com apneia obstrutiva do sono sofrem de apneia complexa do sono (ASComp)1

1.2.3 Opções de tratamento para ACS

Até 45% dos pacientes que tomam opiáceos para a dor crónica sofrem de apneia central do sono ou apneia complexa do sono2

icon-prevalence-3

5 a 12% dos pacientes com AVC isquémico e hemorrágico e ataque isquémico transitório sofrem principalmente de apneias centrais3

Opções de tratamento para apneia central do sono

A terapia de pressão positiva contínua das vias respiratórias ou de pressão positiva automática das vias respiratórias (CPAP/APAP) é frequentemente utilizada como tratamento de primeira linha, mas a experiência demonstra que as CPAP/APAP não controlam de forma consistente as apneias centrais nem melhoram os seus sintomas. Como resultado, alguns pacientes tratados com CPAP/APAP continuam sintomáticos. Isto aumenta o risco de incumprimento e a probabilidade de que necessitem de intervenções múltiplas e de recursos intensivos.
A servoventilação adaptativa* é uma escolha adequada para tratar estes pacientes mais complexos, seja como terapia de primeira linha ou como terapia de segunda linha, tendo outras terapias de pressão positiva das vias respiratórias (PAP) falhado.

Servoventilação adaptativa: uma solução comprovada para a ACS

A ASV é uma forma de terapia PAP que fornece apoio de pressão de ajuste automático com pressão de suporte automático e pressão positiva expiratória das vias respiratórias. A ASV ajuda a tratar tanto eventos obstrutivos como eventos respiratórios centrais e mantém uma ventilação adequada em resposta às necessidades em constante mudançados pacientes.

asv-proven-solution-for-CSA-ResMed

Em comparação com outras formas de terapia PAP, a ASV proporciona vantagens significativas no tratamento dos distúrbios respiratórios do sono centrais.* Isto tem sido demonstrado por vários estudos clínicos com vários tipos de pacientes.

 

 

Referências:

* A terapia por ASV é contraindicada em pacientes com insuficiência cardíaca sintomática e crónica (NYHA 2-4) com fração de ejeção do ventrículo esquerdo reduzida (FEVE ≤ 45%) e apneia central do sono predominante moderada a grave.

    1.  Javaheri S., Smith J., Chung E., The Prevalence and Natural History of Complex Sleep Apnea, Journal of Clinical Sleep Medicine, Vol.5, No. 3, 2009. 
  1. Mogri M et al. Hypoxemia in patients on chronic opiate therapy with and without sleep apnea. Sleep Breath, 2009;13:49-57.  
  1. Karin G. Johnson and Douglas C. Johnson. Frequency of Sleep Apnea in Stroke and TIA Patients: A Meta-analysis. J Clin Sleep Med, 2010;6(2):131-137. 
[myAir]
[myAir]