Tudo sobre apneia do sono | ResMed Portugal

Tudo sobre a apneia do sono

Homem deitado numa cama dorme de boca aberta

Se sofre de apneia obstrutiva do sono, não se encontra sozinho.
Mais de 936 milhões de pessoas em todo o mundo são afetadas por esta doença1.
Este número, que foi publicado na revista líder mundial em saúde respiratória, é quase 10 vezes maior do que a estimativa de 2007 da Organização Mundial de Saúde, que apontava para mais de 100 milhões.

"Mais de 85% dos pacientes com apneia do sono não são diagnosticados"

explica Carlos M. Nunez, M.D., co-autor do estudo e diretor médico da ResMed.

“A AOS aumenta o risco de acidentes rodoviários e de trabalho, e pode contribuir para outros problemas significativos de saúde, tais como hipertensão, doenças cardiovasculares, ou mesmo um mau controlo da glicose para pacientes diabéticos. Conhecemos os riscos e agora conhecemos a dimensão do problema. A abordagem do problema começa com o rastreio de pacientes que sabemos que são de alto risco.”

Imagem do Dr. Carlos Nunez

Porque é que a apneia do sono não é diagnosticada?

Pessoa deitada na cama enrolada nos cobertores com as mãos sobre os olhos

Com mais de 80% dos casos de apneia obstrutiva do sono não diagnosticados, há milhões de pessoas que não sabem que são afectadas2. Deixam de respirar repetidamente durante 10 segundos ou mais ao longo da noite, despertando para evitar a asfixia antes de o ciclo recomeçar.

O ciclo perturbador causa privação crónica do sono, mas a maioria das pessoas não se lembra de ter acordado. Em vez disso, assumem que estão cansadas porque estão stressadas ou a envelhecer. Ou acabam por ser mal diagnosticadas com insónias, enxaquecas, fadiga crónica ou outras doenças.

Referências

  1. Benjafield et al. Estimation of the global prevalence and burden of obstructive sleep apnoea: a literature-based analysis. Lancet Respiratory Medicine http://dx.doi.org/10.1016/S2213-2600(19)30198-5.
  2. Young T, Evans L, Finn L, Patta M. Estimation of the clinically diagnosed proportion of sleep apnoea syndrome in middle-aged men and women. Sleep 1997; 20: 705-706.