"Mais de 85% dos pacientes com apneia do sono não são diagnosticados"
explica Carlos M. Nunez, M.D., co-autor do estudo e diretor médico da ResMed.
“A AOS aumenta o risco de acidentes rodoviários e de trabalho, e pode contribuir para outros problemas significativos de saúde, tais como hipertensão, doenças cardiovasculares, ou mesmo um mau controlo da glicose para pacientes diabéticos. Conhecemos os riscos e agora conhecemos a dimensão do problema. A abordagem do problema começa com o rastreio de pacientes que sabemos que são de alto risco.”
A apneia do sono é um distúrbio comum que significa que se deixa de respirar enquanto se dorme. Mas quem sofre de apneia do sono e porquê?
A apneia do sono pode causar uma série de problemas graves de saúde. Saiba por que razão é importante tratar a apneia do sono para proteger a sua saúde e qualidade de vida.
Se pensa que corre o risco de sofrer de apneia do sono, faça o teste. E se lhe for diagnosticada apneia do sono, não se preocupe: o tratamento é simples e pode melhorar drasticamente a sua qualidade de vida.
A apneia do sono é altamente tratável. Mas o que envolve o tratamento? Como funciona a terapia de CPAP? Quais são as alternativas? Nós explicamos os factos para o ajudar a ter sucesso na sua terapia e a desfrutar de uma ótima noite de sono.
Um tratamento eficaz para a apneia do sono pode transformar a sua vida. Veja os nossos vídeos e ouça pessoas reais a explicarem os benefícios da terapia CPAP PAP.
Porque é que a apneia do sono não é, geralmente, diagnosticada?
Com mais de 80% dos casos de apneia obstrutiva do sono atualmente não diagnosticados, há milhões de pessoas que não sabem que sofrem do problema.2 Estas pessoas param de respirar repetidamente por 10 segundos ou mais durante toda a noite, acordando para evitar que sufoquem antes de o ciclo recomeçar novamente. O ciclo de interrupção causa privação crónica do sono, mas a maioria das pessoas não se lembra de acordar. Em vez disso, assumem que estão cansadas porque estão sob stresse ou a envelhecer. Ou acabam por ser diagnosticados com insónias, enxaquecas, fadiga crónica ou outras problemas.
eBook: Começar a terapia do sono
Este e-book gratuito [Inglês] contém um guia completo sobre a apneia do sono, as dicas de terapia PAP, e muito mais.
Referências
1. Benjafield et al. Estimativa da prevalência global e fardo da apneia obstrutiva do sono: uma análise baseada na literatura. Lancet Respiratory Medicine 2019. [http://dx.doi.org/10.1016/S2213-2600(19)30198-5](http://dx.doi.org/10.1016/S2213-2600(19)30198-5).
2. Young T, Evans L, Finn L, Patta M. Estimativa da proporção clinicamente diagnosticada de síndrome de apneia do sono em homens e mulheres de meia-idade. Sleep 1997; 20: 705-706.