O que causa o ronco? | Pacientes ResMed

O que causa o ronco?

É mesmo possível “curar” o ronco? E se ronca, por que razão é importante conhecer a causa?

Porque roncamos?

Algumas pessoas roncam por causa do forma do nariz ou do maxilar. Se tiver a língua ou as amígdalas dilatadas ou excesso de peso na zona do pescoço, também será propenso a roncar. Outros fatores que podem causar o ronco, ou roncar mais alto, incluem fadiga, excesso de peso, gravidez, dormir de costas, e beber álcool antes de dormir.

 

Quando estamos a dormir, os músculos do nosso pescoço relaxam. Às vezes, ficam tão relaxados que a via respiratória superior se fecha parcialmente, estreitando a passagem através da qual o ar é transportado para os pulmões. Este estreitamento faz o ar vibrar na garganta quando respira, provocando o som do ronco.

Factos sobre o ronco

O ronco é comum

Cerca de 40% da população estudada ronca. Estima-se que a proporção dependa da idade1

A família perde sono

95% das pessoas que roncam afirmam que o ronco incomoda a sua família ou o companheiro2

Ronco e comorbidades

As pessoas que sofrem de ronco têm 1,6 vezes mais probabilidade de desenvolver hipertensão arterial dentro de 4 anos após o início do ronco3

Pessoas que ressonam podem ter apneia do sono

1 em cada 3 homens e 1 em cada 5 mulheres que ressonam podem sofrer de apneia do sono4

Clique aqui para iniciar a avaliação do sono online

Tratamento comprovado

Um dispositivo oral como o Narval acaba com o ronco em 8 de 10 pessoas que o utilizam5

O ronco pode ser sinal de um distúrbio médico grave: a apneia obstrutiva do sono (AOS)

O AOS é um distúrbio respiratório do sono que se caracteriza por pausas respiratórias chamadas apneias. As apneias duram 10 a 30 segundos, ou mais, e podem repetir-se mais de 30 vezes por hora. Estas apneia levam a micro-vigílias que perturbam o seu sono e afetam a sua qualidade de vida e a sua saúde. A AOS afeta cerca de 3-17% da população masculina, mas mais de 80% dos pacientes não são diagnosticados.6

 

Continuar a explorar

Dezenas de produtos afirmam tratar o ronco. O nosso dispositivo oral Narval é uma solução clinicamente comprovada que evita o ronco em 89% dos pacientes que o utilizam.

Explorar

Está a ter um sono de suficiente qualidade? Este ebook explora os problemas comuns do sono e como resolvê-los.

Transfira o ebook

Muita gente sofre de apneia do sono, mas pode nem sequer saber. De facto, a apneia do sono afeta mais de 3 em cada 10 homens e quase 1 em cada 5 mulheres, por isso, é mais comum do que se possa pensar.7

Explorar

Referências:

1. Ohayon, M.M., et al., Ronco e pausas respiratórias durante o sono: pesquisa por entrevista por telefone de uma amostra da população do Reino Unido. BMJ, 1997. 314 (7084): pág. 860-3.
2. A + Um estudo de saúde realizado com 95 pacientes que usaram Narval CC (Equinox na França) em 2011.
3. Hu, F.B., et al., Estudo prospectivo de ronco e risco de hipertensão em mulheres. Am J Epidemiol, 1999. 150 (8): pág. 806-16

4. Lechner, M., et al., Ronco e pausas respiratórias durante o sono: pesquisa através de entrevista de uma amostra da população do Reino Unido revela um aumento significativo nas taxas de apneia do sono e obesidade nos últimos 20 anos – dados da pesquisa do sono no Reino Unido . Sleep Med, 2019. 54: págs. 250-256.
5. Vecchierini MF & al. Um dispositivo de avanço mandibular feito sob medida para a síndrome da apneia-hipopneia obstrutiva do sono: o estudo ORCADES. Sleep Med. Março de 2016; 19: 131-40. doi: 10.1016.
6. Young T, Evans L, Finn L, Patta M. Estimativa da proporção clinicamente diagnosticada de síndrome de apneia do sono em homens e mulheres de meia-idade. Sleep 1997; 20: 705-706.
7. Os distúrbios respiratórios do sono afetam 34% dos homens e 17% das mulheres com idade entre 30 a 70 Peppard et al. Aumento da prevalência de distúrbios respiratórios do sono em adultos. Am J Epidemiol. 2013 (5.17).