Síndrome de Hipoventilação por Obesidade (SHO)

Saiba mais sobre os sintomas e opções de tratamento para a SHO.

O que é a Síndrome de Hipoventilação por Obesidade (SHO)?

Como o nome sugere, a SHO geralmente afeta pessoas que estão acima do peso ideal ou que são obesas.

O termo “hipoventilação” significa que a respiração é demasiado fraca ou demasiado lenta. Como o seu corpo precisa de fazer um esforço adicional para efetuar a respiração, o seu sistema respiratório fica desgastado, o que pode resultar em níveis de dióxido de carbono muito altos e níveis de oxigénio muito baixos. Um médico ou clínica pode facilmente diagnosticar esta situação com uma análise aos níveis de gases sanguíneos arteriais.

Se sofre de SHO, pode ter os seguintes sintomas:

  • falta de ar
  • sonolência excessiva durante o dia (SED)
  • dores de cabeça matinais
  • depressão.

Por que importa tratar a SHO?

Não ser capaz de respirar convenientemente pode não só afetar a sua capacidade de fazer algumas das atividades que mais gosta, mas também colocar os seus órgãos sobre demasiada tensão.

Se não for tratada, a SHO muitas vezes resulta em:

  • insuficiência cardíaca do lado direito do coração1
  • hipertensão pulmonar (onde a pressão arterial nas artérias que transportam o sangue do coração para os pulmões é superior ao normal)1
  • poliglobulia (onde há um aumento anormal do número de glóbulos vermelhos na circulação sanguínea. Também conhecida como policitemia).1

Devido às graves consequências da SHO, é importante descobrir se sofre da mesma e tratá-la.

Se já está a ser tratado para a AOS, e ainda sente sonolência durante o dia e tem dores de cabeça, fale com o seu médico sobre fazer um exame para despistar a SHO.

Opções de tratamento para a Síndrome de Hipoventilação por Obesidade (SHO)

A SHO pode ser tratada eficazmente seguindo um programa de perda controlada de peso1 e iniciando uma terapia de pressão positiva nas vias respiratórias ou ventilação não invasiva (VNI).2 O seu médico também pode monitorizar o seu problema utilizando o seguinte:

  • Um exame de gasometria arterial*
  • Um exame de função pulmonar
  • Um exame de polissonografia (estudo do sono noturno)
  • Radiografias do tórax
  • Ventilação não invasiva (VNI)

Para a SHO, o objetivo da ventilação é melhorar a troca de oxigénio e dióxido de carbono entre o sangue e o ar nos seus pulmões3 e assistir o seu sistema respiratório para que não precise de se esforçar tanto para respirar eficazmente.4 O ar pressurizado é fornecido por um pequeno dispositivo, instalado na sua mesa de cabeceira, e enviado para uma máscara que irá utilizar sobre a boca e/ou nariz. A VNI é uma opção de tratamento comum para a SHO.2

Referências:

* Este exame mede a acidez, o oxigénio e o dióxido de carbono do sangue nas artérias para averiguar como os pulmões transportam o oxigénio para o sangue, e expulsam o dióxido de carbono do sangue.

    1. Parameswaran, K, Todd, DC, Soth, M. Fisiologia respiratória alterada na obesidade. Can Respir J 2006; 13 (4): 203-210.
    2. Storre JH, Seuthe B, Fiechter R, Milioglou S, Dreher M, Sorichter S, Windisch W. Suporte de pressão de volume médio garantido na hipoventilação da obesidade: Um ensaio cruzado randomizado. Chest 2006 Set; 130 (3): 815-21.
  1. Olson AL, Zwillich C. A síndrome de hipoventilação por obesidade. Am J Med 2005 Set; 118 (9): 948-56.
  2. Nowbar S, Burkart KM, Gonzales R, Fedorowicz A, Gozansky WS, Gaudio JC, Taylor MR, Zwillich CW. Hipoventilação associada à obesidade em pacientes hospitalizados: prevalência, efeitos e resultado. Am J Med 2004, 1 de janeiro; 116 (1): 1-7.
[myAir]
[myAir]