Como e quando devo limpar o meu humidificador?

A manutenção e limpeza regulares permitem manter o seu humidificador em boas condições de funcionamento e ajudam-no a desfrutar de uma experiência terapêutica mais cómoda. Aqui estão as respostas às perguntas mais comuns sobre como manter os humidificadores limpos.

Com que frequência devo limpar a câmara de água do meu dispositivo de terapia?

limpar-humidificador-humidair-dispositivo-cpap-resmed

Os nossos manuais do utilizador para o humidificador contêm instruções sobre como limpar cada tipo específico de dispositivo e os seus componentes. Pode transferir uma cópia do manual do utilizador na página de assistência do seu humidificador

De forma geral, deve lavar a câmara de água todos os dias em água morna com um detergente neutro, e depois enxaguá-la com água limpa e deixá-la a secar sem a expor à luz solar direta. Deve inspecionar a câmara de água todos os meses quanto a desgaste e deterioração e substituí-la se algum componente estiver rachado, turvo ou perfurado.

Não utilize nenhum dos seguintes produtos para limpar o seu humidificador, uma vez que estas soluções podem causar danos e reduzir a vida útil do produto:

  • Soluções à base de lixívia, cloro, álcool ou amoníaco
  • Sabonetes hidratantes, antibacterianos ou à base de glicerina
  • Amaciadores de água e descalcificadores não aprovados

Dicas: como devo limpar o meu humidificador?  

Deve consultar o manual do utilizador da sua máquina para obter instruções detalhadas sobre como limpar o humidificador. Para sua conveniência, aqui estão as instruções de limpeza para o humidificador aquecido da ResMed:

Todas as semanas

Lave o humidificador e a tubagem de ar em água morna com detergente neutro.

Enxague bem com água limpa e deixe secar longe da luz solar direta.

Limpe a parte exterior do dispositivo com um pano seco.

 

Tenha em atenção que a tampa da câmara de água, a placa e a base desmontadas também podem ser lavadas na máquina de lavar louça no ciclo delicado ou de vidro (apenas no cesto superior). Se verificar que existem depósitos de pó branco na câmara de água, pode removê-los com uma solução de uma parte de vinagre doméstico para 10 partes de água.

Com que frequência devo limpar os tubos ClimateLine ou SlimLine? Como é que os limpo?

limpar-climateline-tubagem-de-ar-resmed

Consulte o manual do utilizador da sua tubagem para obter instruções detalhadas sobre a limpeza. De forma geral, deve remover os tubos de ar todos os dias, cuidadosamentre e apertanto as pegas de libertação do circuito. . Pendure os tubos num local limpo e seco até à próxima utilização.

Tenha em mente que:

  • Não pendure os tubos de ar num local com exposição à luz solar direta, pois podem endurecer com o tempo e eventualmente rachar.
  • Não lave os tubos de ar na máquina de lavar roupa ou na máquina de lavar louça.

Deve remover os tubos de ar do seu dispositivo terapêutico e da sua máscara todas as semanas, apertando as pegas de libertação do circuito cuidadosamente. , e depois lavar os tubos de ar em água morna com detergente neutro. Enxague bem os tubos e deixe-os secar, longe da luz solar direta e/ou fontes de calor. Volte a ligar os tubos de ar à saída de ar e à máscara da próxima vez que utilizar o dispositivo.

Se tiver mais alguma questão sobre a limpeza do seu humidificador e dos acessórios, entre em contacto com a sua empresa de cuidados respiratórios domiciliários.

[myAir]
[myAir]