Quando devo substituir a minha máscara?

Para garantir a qualidade da terapia e desfrutar de uma experiência confortável, é importante substituir a sua máscara e os seus componentes quando existem sinais de desgaste. Abaixo encontra respostas a algumas das perguntas mais comuns. O manual do utilizador fornecida com a sua máscara também contém informações sobre a sua substituição.

As 3 principais razões para substituir a sua máscara são:

Dormir mais tempo

Os pacientes que renovam regularmente o seu equipamento, constataram um aumento de 24% no número de horas de sono por noite durante a terapia.1

Dormir melhor e sentir-se melhor

A maioria dos pacientes que utilizam equipamentos para terapia CPAP, APAP ou binível e que os renovam regularmente afirmam que dormem melhor e que têm uma visão mais positiva da vida.2

Tirar o máximo partido da terapia do sono

Os pacientes que renovam regularmente o seu equipamento têm o dobro da probabilidade de continuarem na terapia para a apneia do sono , a longo prazo. 1

Porquê e com que frequência devo adquirir uma nova almofada para a minha máscara?

substituicao-almofada-mascara- -resmed

Tal como qualquer peça de roupa ou acessório, a almofada da máscara fica gasta com o tempo. É mais provável que ocorram fugas numa máscara antiga, e o arnês, se estiver desgastado, pode perder a sua elasticidade, levando a um aperto excessivo e desconforto. A utilização de uma máscara em boas condições ajuda o paciente a desfrutar de uma terapia confortável e eficaz.
A vida útil da almofada da máscara depende de vários fatores, tais como a frequência com que o paciente a utiliza, o tipo de pele (seca, oleosa, etc.) e a frequência com que é limpa.

Como saber que está na hora de substituir a minha máscara?

Se alguma parte do sistema apresentar sinais de deterioração (fissuras, fendas, descoloração, rasgos, danos na almofada, etc.), o componente deve ser descartado e substituído.

Se utilizar uma máscara facial e reparar que a válvula está danificada, distorcida ou rasgada, deve substituir o conector. A máscara não deve ser utilizada se a válvula estiver danificada, pois não conseguirá desempenhar a sua função de segurança.

Uma vez que a substituição dos componentes da máscara acaba por ser personalizado a cada caso, recomendamos vivamente que leia o manual do utilizador da máscara para obter informações detalhadas ou entrar em contacto com a empresa prestadora de cuidados domiciliários.

Em geral, poderá estar na hora de substituir a máscara ou alguns dos seus compoenentes, se:

  • tiver de apertar as tiras com muita frequência;
  • a máscara estiver rígida, e não macia e elástica;
  • sentir que o tratamento pode estar a ser menos eficaz do que o habitual;
  • a almofada da máscara estiver escorregadia, mesmo depois de ser limpa;
  • a almofada da máscara já não estiver clara e transparente;
  • a almofada e a armação da máscara mostrarem sinais de desgaste, rigidez, fissuras ou ruturas.

Posso comprar peças para reposição dos vários componentes da máscara?

Sim. Todos os componentes das máscaras ResMed, incluindo as almofadas e os novos sistemas de máscara, podem ser adquiridos em separado. Deve contactar directamente com a sua empresa de cuidados respiratórios domiciliários.

Referências

  1.  Benjafield A et al.,“Impacto de um programa de reabastecimento de máscaras na adesão à terapia: uma análise retrospectiva”, SLEEP, Volume 41, Resumo Suplemento, 2018
  2. Ensaio clínico externo da ResMed de 400 pacientes a receber terapia PAP, realizado entre 16/10/2017 – 27/10/2017, dados de 2017 em arquivo; ID C278965.
[myAir]
[myAir]