Dados sobre a saúde dos pacientes ajudam a melhorar a qualidade de vida

Os dados de saúde de pacientes são uma força poderosa num ambiente de rápida evolução dos cuidados de saúde digitais. São eles uma força condutora de transformação em segurança, qualidade e desempenho do produto, com resultados que não poderiam ser alcançadas de qualquer outra forma.

Os dados de saúde de pacientes provavelmente já melhoraram a sua qualidade de vida, sem saber. Talvez tenham ajudado a tornar um tratamento mais seguro ou mais eficaz. Talvez lhe tenham permitido assistir a uma consulta remota quando não queria sair de casa, ou solicitar uma prescrição online. Talvez esteja a utilizá-los para acompanhar a sua saúde através do seu smartphone, ou a beneficiar de uma melhor qualidade de cuidados, deixando o pessoal médico partilhar o acesso às notas dos seus pacientes.

É evidente que os dados de saúde dos pacientes têm benefícios, mas também levantam questões. Como é que são mantidos em segurança? Como é protegida a sua privacidade? Como é acedido e analisado – e por quem? E podemos estar certos(as) de que estas atividades de dados beneficiam realmente pacientes como nós, agora e no futuro?

Como é que os dados de saúde de pacientes podem melhorar os cuidados prestados aos pacientes

Os dados de saúde de pacientes são uma força poderosa num ambiente de cuidados de saúde digital em rápida evolução. É a condução de transformações em segurança, qualidade e desempenho do produto que não poderiam ser alcançadas por qualquer outro meio. Conceitos como consultas online, monitorização remota e registos médicos digitais partilhados saíram da ficção científica e entraram na vida quotidiana. Na Europa, o MDR (Regulamento de Dispositivos Médicos) obriga os fabricantes de dispositivos médicos a recolher, registar e analisar dados ao longo da vida útil dos dispositivos, com vista a promover melhorias contínuas na qualidade, usabilidade, segurança e desempenho dos dispositivos.

Na ResMed, estamos comprometidos com elevados padrões de conformidade regulamentar, segurança de dados e privacidade dos pacientes. Queremos ser transparentes sobre como recolhemos, armazenamos, utilizamos e protegemos os dados de saúde dos pacientes. E queremos que compreenda porque é que os dados de saúde dos pacientes são tão importantes para todos nós.

Os dados reais de saúde dos pacientes recolhidos a partir de dispositivos juntaram-se à investigação clínica como um fator chave para a transformação dos cuidados de saúde. E tal como a investigação clínica, os dados estão sujeitos a regulamentos e normas rigorosas que a ResMed se orgulha de manter. Para manter os seus dados seguros, implementamos protocolos rigorosos de segurança e privacidade e cumprimos os regulamentos relevantes e as melhores normas de certificação independentes da sua classe. Monitorizamos o desempenho real dos nossos dispositivos e soluções para assegurar que eles oferecem qualidade, segurança e usabilidade. Para promover cuidados de saúde reativos, bons resultados e experiências positivas, utilizamos as tecnologias digitais para impulsionar a inovação e fazer avançar os cuidados ao paciente, mais rapidamente.

Melhores dados, melhores cuidados

Se tomarmos o exemplo da apneia do sono, apenas 52% das pessoas que iniciam a terapia PAP ainda estão a realizá-la após três anos1. Isso é uma má notícia para os 48% das pessoas que interrompem o tratamento: foi-lhes prescrito PAP porque precisavam dele. A apneia do sono não tratada coloca-o(a) em risco de graves problemas de saúde, e pode afetar negativamente as suas relações2, níveis de energia e humor3.

Os dados de saúde do paciente poderiam ajudar mais pessoas a aderir à terapia PAP? A resposta é “sim”, desde que haja um número suficiente de pessoas a participar. Os dados de uma pessoa podem ajudar os médicos a prestar os cuidados apropriados a essa pessoa. Dados de dezenas de milhares de pessoas podem ajudar as empresas a conceber melhores produtos e soluções que aumentem a qualidade dos cuidados de saúde para todos.

Ao recolher dados da vida real dos dispositivos PAP e dos ventiladores sem suporte de vida, a ResMed pode compreender como as pessoas experimentam a sua terapia e gerem a sua doença. Isso significa que seremos capazes de conceber dispositivos que oferecem melhor desempenho técnico, usabilidade e funcionalidade, o que por sua vez melhorará a experiência do paciente e ajudará as pessoas a manter a terapia a longo prazo. Para si, pode significar que se sinta mais feliz e que tenha mais energia para fazer as coisas que ama.

Os dados de saúde do seu paciente também o podem ajudar, enquanto especialista de cuidados de saúde, a desfrutar de uma melhor qualidade de cuidados. AirView, a solução de telemonitorização da ResMed, permite ao seu fornecedor de cuidados de saúde aceder e interpretar os dados de saúde do seu dispositivo de tratamento, ajustar as definições do seu dispositivo* e resolver os problemas que surjam. Se eles identificarem um problema, podem assegurar-se de que recebe rapidamente o tratamento e apoio adequados.

*Quando a funcionalidade está disponível

Como é que recolhemos os dados de saúde de pacientes na Europa?

Quão seguros estão os dados de saúde dos seus pacientes?

Estamos empenhados em manter os dados de saúde do paciente seguros e protegidos e em proteger também a sua informação confidencial. Fazemo-lo de cinco formas:

Criptografar os dados dos pacientes em todas as fases do processo, desde o momento em que são transmitidos do seu dispositivo até ao fornecedor de alojamento de dados de saúde.

Implementar medidas técnicas e organizacionais para garantir a segurança dos dados em todos os momentos.

Assegurar a existência de contratos legais rigorosos antes da transferência ou acesso a quaisquer dados.

Utilizar um processo de revisão independente para garantir que a nossa utilização dos dados dos pacientes é adequada. Em 2021, a ResMed obteve a dupla certificação HDS/ISO 27001 para AirView e myAir para demonstrar o nosso compromisso em assegurar o tratamento e alojamento de dados. Estas normas de certificação, que são verificadas por auditores independentes, também garantem que as nossas equipas e sistemas estão a operar com os mais altos padrões.

Parceria com empresas de classe mundial de computação em nuvem e centros de dados que partilham os nossos elevados padrões de proteção de dados, segurança, privacidade e controlo de acesso. Isto permite-nos aproveitar as novas tecnologias digitais para melhorias contínuas no cuidado ao paciente, qualidade e desempenho do produto e criar valor para os nossos clientes.

Consulte o manual de utilizador para obter informações relevantes relacionadas com avisos e precauções a considerar antes e durante a utilização do produto.

1. Pépin J-L, Bailly S, Rinder P, Adler D, Szeftel D, Malhotra A, Cistulli PA, Benjafield A, Lavergne F, Josseran A, Tamisier R, Hornus P, em nome do medXcloud Group. CPAP Therapy Termination Rates by OSA Phenotype: A French Nationwide Database Analysis. Journal of Clinical Medicine. 2021; 10(5):936 https://doi.org/10.3390/jcm10050936
2. Cho, Wook J., e Jeanne F. Duffy. Sleep, Sleep Disorders, and Sexual Dysfunction. World J Mens Health, 37(3): 261–275.
3. Osman, Amal M., et al. Obstructive Sleep Apnea: Current Perspectives. Nature and Science of Sleep, 2018. 10: 21–34.

[myAir]
[myAir]