Começar a terapia do sono com a máscara certa

Escolher uma máscara que seja confortável e eficaz para si é um primeiro passo importante na sua viagem terapêutica. Dividimos as nossas máscaras em três categorias, Minimalistas, 360°
e Versáteis, para que seja mais fácil encontrar uma máscara que se adapte às suas necessidades.

É um adepto da simplicidade?

Quer uma máscara que: Ajude a combater a claustrofobia com uma almofada debaixo do nariz, faz com que se sinta menos consciente de si mesmo e que não permita marcas vermelhas na ponte do nariz. A nossa categoria de máscaras Minimalistas apresenta máscaras que são desenvolvidas para atender a estas necessidades.

"Quero ser capaz de me sentir bem perto do meu parceiro."*
Patient-wearing-ResMed-AirFit-P10-nasal-pillows-minimalist-mask
"É importante que a minha máscara seja compacta."*
Patient-wearing-ResMed-AirFit-F30-full-face-minimalist-mask
"Quanto mais silenciosa for a máscara, melhor."*
Patient-wearing-ResMed-AirFit-N30-nasal-minimalist-mask

Máscaras Minimalistas

Se é um adepto da simplicidade, as nossas máscaras minimalistas são desenvolvidas para si.

Máscara com almofadas nasais AirFit P10

Uma opção discreta e leve com almofadas que repousam à entrada do nariz, e com uma parte destinada à saída do ar chamada QuietAir, desenvolvida para que não tenha qualquer interrupção provocada por ruído durante toda a sua terapia do sono.

Máscara nasal AirFit N30

Pequena, silenciosa e fácil de utilizar, a máscara nasal AirFit N30 tem uma almofada por baixo do nariz e uma parte destinada à saída de ar chamada QuietAir, para uma terapia do sono confortável e em paz.

Máscara facial AirFit F30

Uma máscara facial com almofadas para baixo do nariz e parte destinada à saída de ar QuietAir, para lhe proporcionar um amplo campo de visão e uma terapia do sono confortável com menos perturbações sonoras.

É uma pessoa que se mexe muito durante a noite?

Quer uma máscara CPAP que: Elimina as marcas vermelhas na ponte do nariz e permita que se mova como quiser, com um design de tubo e cotovelo 360◦, que mantém a opção de dormir de barriga para baixo durante toda a noite. A nossa categoria de máscaras Liberdade apresenta máscaras que são desenvolvidas para atender a estas necessidades.

"Estou habituado a dormir de barriga para baixo."*
"Um tubo que fica fora do caminho ajuda-me a sentir-me livre."*
"Eu gosto de tentar posições diferentes antes de adormecer."*

Máscaras CPAP 360°

Se é uma pessoa que se mexe muito durante a noite, as máscaras 360° são desenvolvidas para si.

Máscara com almofadas nasais AirFit P30i

Uma máscara com tubos e silenciosa, com almofadas que repousam por baixo das narinas. Uma opção compacta e discreta desenvolvida para lhe proporcionar uma boa noite de sono e a liberdade de se movimentar como quiser.

Máscara nasal AirFit N30i

Com um tubo no topo da cabeça, esta máscara foi desenvolvida a pensar na liberdade de movimento. A almofada debaixo do nariz ajuda a proporcionar uma terapia do sono prática e confortável.

Máscara facial AirFit F30i

Durma na posição que mais gosta e desfrute de um ajuste seguro e confortável com uma almofada debaixo do nariz que lhe permite dizer adeus às marcas vermelhas no nariz.

Procura tranquilidade?

Quer uma máscara que: Adapta-se facilmente ao seu rosto, proporciona uma vedação eficaz e é compatível com almofadas de silicone e espuma AirTouch, para quando precisar de conforto extra e quiser limitar as marcas vermelhas no rosto. A nossa categoria de máscaras Versáteis apresenta máscaras que são desenvolvidas para atender a estas necessidades.

"Preciso de uma máscara que não tenha fugas."*
"Quero uma máscara que se adapte a mim facilmente."*

Máscaras versáteis

Se procura tranquilidade, as máscaras Versáteis são desenvolvidas para si

Máscara nasal AirFit N20

Desenvolvida para todos os rostos, a AirFit N20 adapta-se à sua estrutura facial e tamanho para proporcionar uma vedação eficaz. Para conforto extra, troque a tradicional almofada de silicone por uma almofada de espuma viscoelástica AirTouch

Máscara facial AirFit F20

Uma máscara facial que foi desenvolvida para se adaptar a todos os rostos, proporcionando uma vedação eficaz, a AirFit F20 é compatível com a almofada de espuma viscoelástica AirTouch, para quando o conforto é a sua prioridade.

Máscaras FAQ

O desenho de uma máscara afeta o local onde o ar pressurizado é fornecido e a forma como a máscara assenta no seu rosto:

Diferentes estilos de máscara podem oferecer diferentes benefícios. Por exemplo, uma máscara facial pode ser uma boa opção se respirar pela boca à noite, se sofrer de alergias ou se tiver um desvio do septo ou outra condição que bloqueie a passagem de ar pelo nariz.

Algumas pessoas preferem o tamanho mais pequeno das máscaras nasais ou almofadas nasais, enquanto outras apreciam a cobertura tranquilizadora de uma máscara facial. Mesmo algo tão simples como ter um bigode pode afetar a forma como sente a máscara e como ela se encaixa no seu rosto.

Se possível, experimente diferentes estilos de máscaras. Para o ajudar a escolher um pouco mais facilmente, as nossas categorias de máscaras (Minimalistas, Versáteis e 360º) exemplificam no nome como diferentes máscaras podem atender a hábitos ou preferências de sono diferentes. Estas categorias de máscara contém em si vários tipos de máscaras faciais, nasais e almofadas nasais.

Cada uma das nossas máscaras tem uma página web dedicada com vídeos de apoio e conselhos sobre os tamanhos.

Muitas das nossas máscaras têm um modelo de tamanho imprimível. Basta imprimir o modelo e segurá-lo contra o seu rosto para identificar um tamanho de almofada que lhe deve servir. Clique nas hiperligações para transferir os modelos de tamanhos das seguintes máscaras:

Máscaras Minimalistas:

Máscaras 360°:

Máscaras Versáteis:

Cada uma das nossas máscaras tem uma página web dedicada com vídeos de apoio e conselhos sobre como obter um bom ajuste.

Uma máscara bem ajustada irá sentir-se confortável e irá fornecer uma vedação estável para que o ar não saia. Se houver fugas de ar pela máscara ou pela boca, a pessoa não beneficiará de todas as vantagens da terapia do sono .

Uma máscara mal ajustada pode ser desconfortável e não vai funcionar tão bem, por isso passe algum tempo a aprender como colocar a sua máscara corretamente. Analise o manual do utilizador e os vídeos de ajuste para a sua máscara. Pode considerar útil utilizar um espelho ou pedir a alguém para verificar se a almofada está posicionada corretamente.

  • Coloque a sua máscara antes de ligar a tubagem ou ligar o seu aparelho de terapia do sono. Cada tipo de máscara tem uma sequência de colocação específica, por isso é melhor seguir os passos no manual do utilizador ou nos vídeos de ajuste.
  • Tente não apertar demasiado a sua máscara. As pessoas muitas vezes pensam que uma máscara apertada irá fornecer uma boa vedação, mas o aperto excessivo pode na verdade resultar em fugas, além de ser desconfortável.
  • Quando a máscara estiver posicionada corretamente no rosto, ligue o fluxo de ar. Pode ser necessário fazer pequenos ajustes na almofada e/ou no arnês assim que o dispositivo estiver ligado e a almofada tenha insuflado.

Também pode transferir gratuitamente a aplicação myAir. Esta irá fornecer-lhe formação e suporte personalizados com base no seu dispositivo específico de apneia do sono e tipo de máscara, bem como conselhos para ajudá-lo a corrigir problemas de ajuste da máscara.

Se ainda estiver a ter dificuldades para colocar a sua máscara, peça ajuda à sua empresa de cuidados respiratórios.

As fugas de ar podem ocorrer por uma série de razões. Consulte as seguintes FAQs para obter informações sobre como identificar e resolver fugas causadas por:

  • Fraco ajuste ou aperto excessivo: ver “Como ajustar a minha máscara?”
  • Tubo preso: ver “Como posso evitar que o tubo fique preso?”
  • Estilo de máscara: ver “Qual é a diferença entre máscaras faciais, nasais e almofadas nasais?” e “Como posso evitar fugas pela boca?”
  • Tamanho da máscara: ver “Como escolher o tamanho certo da almofada?”

Se tiver “fugas pela boca”, o ar está a escapar pela boca durante a terapia do sono. Pode estar a abrir a boca durante o sono por hábito ou porque o seu nariz está bloqueado. Além de ser ruidoso e desconfortável, a fuga pela boca pode deixá-lo com a boca seca.

Pode transferir gratuitamente a aplicação myAir Irá ajudá-lo a gerir as fugas ao enviar alertas quando os limites de fuga forem excedidos e dar-lhe-á dicas para ajudá-lo a corrigir as fugas e problemas de ajuste da máscara.

Se sentir fugas pela boca ocasionalmente, por exemplo, quando estiver constipado, tente utilizar um fita para o queixo/apoio para o queixo nessas alturas para manter a boca fechada.

Se  sentir fugas pela boca frequentemente, pode ter de utilizar uma máscara facial. As máscaras faciais entregam ar pelo nariz e pela boca, o que quer dizer que assim pode ficar descansado em relação a fugas, quer acabe por respirar pelo nariz ou pela boca.

Nós temos uma máscara facial em cada uma das nossas categorias de máscaras: Máscara minimalista AirFit F30, Máscara 360° AirFit F30i , Máscara versátil AirFit F20.

Todas as máscaras fazem algum ruído quando o ar expirado sai pela parte destinada à saída de ar. No entanto, se a sua máscara está a fazer barulho, provavelmente tem uma fuga.  Se estiver a passar por fugas, talvez seja uma boa ideia trabalhar na sua técnica de ajuste. Consulte o manual do utilizador da máscara, vídeos de ajuste e a pergunta “O que causa fugas?” acima para obter assistência. Se a sua máscara continuar com fugas, deve contactar a sua empresa de cuidados respiratórios domiciliários, pois pode precisar de um estilo ou tamanho de máscara diferente.

Se é simplesmente o ruído da parte destinada à saída de ar da máscara que o está a incomodar ou ao seu parceiro, poderá gostar antes de uma máscara com a parte destinada à saída de ar QuietAir, que se encontra nas nossas máscaras Minimalistas, (N30, P10, F30). Esta difunde suavemente o e é desenvolvida para ajudar a manter a perturbações sonoras a um mínimo.

Por vezes o tubo pode puxar a máscara e afetar a vedação, causando fugas. Se não perceber que isto está a acontecer, pode pensar que a sua máscara está com fugas devido a um problema com o estilo ou ajuste, ou acabar por apertar demais a sua máscara e causar mais fugas.

Muitas máscaras têm funcionalidades que permitem gerir até um certo nível de resistência do tubo. Com o aparelho ligado, puxe o tubo com cuidado para saber qual é a sensação de resistência do tubo. Deite-se na sua cama e role um pouco para ver se o seu tubo lhe dá espaço suficiente para se mover. Se acha que beneficiaria de tubos mais longos, verifique as opções adicionais de tubos nesta página.

Se se mexe muito durante a noite, dorme de bruços ou tenta posições diferentes antes de adormecer, pode experimentar o design das nossas máscaras 360° (N30i, P30i, F30i). O seu design “com tubo” no topo da cabeça permite-lhe mover-se sem se enrolar na sua tubagem.

As almofadas da máscara ResMed são feitas de silicone, que é um material hipoalergénico utilizado em aparelhos e dispositivos médicos. Se não tolerar silicone, uma máscara versátil AirTouch F20 ou AirTouch N20 podem ser uma boa alternativa. Estas máscaras têm uma almofada de espuma viscoelástica respirável que foi desenvolvida para se adaptar ao seu rosto.

A nossa categoria Versátil pode ser uma boa escolha se tiver pele sensível, pelos faciais espessos ou se simplesmente apreciar o conforto extra. As armações destas máscaras são compatíveis com as nossas almofadas da máscara AirFit de silicone clássico e com as nossas almofadas de máscara de espuma viscoelástica AirTouch, permitindo-lhe alternar entre as duas conforme desejar.

Se só sentir irritação no nariz, pode experimetar uma das pequenas máscaras de silicone debaixo do nariz na nossa categoria Minimalista e Máscara 360°.

* As citações que aparecem nesta página são trabalhos criativos inspirados pelo feedback do paciente e não são literais.

[myAir]
[myAir]