Iniciar a terapia CPAP para o tratamento da apneia do sono

Se foi diagnosticado com apneia do sono, pode estar preocupado com a sua saúde ou com o início da terapia com CPAP ou APAP. Não se preocupe: tratar a apneia do sono é um investimento importante para a sua saúde e tem ao seu dispor todo o tipo de ajuda. Vamos começar!

Quais são as vantagens da terapia CPAP/APAP?

Os vantagens de uma terapia com CPAP/APAP eficaz para o tratamento da apneia do sono incluem humor mais positivo1, mais energia durante o dia2 e um menor risco de acidentes3. Lembre-se: para tirar partido destas vantagens, deve utilizar o dispositivo CPAP todas as noites, durante o maior número de horas possível4.

 

Como funciona a terapia do sono?

A terapia CPAP é um tratamento eficaz para a apneia obstrutiva do sono (AOS). Durante a terapia CPAP, utiliza uma máscara sobre o nariz e/ou a boca. Enquanto dorme, o dispositivo fornece uma circulação constante de ar pressurizado através da máscara. Este tratamento mantém as vias respiratórias superiores abertas e limita o número de apneias, hipopneias e vigílias que perturbam o seu sono. Em vez da terapia CPAP, pode ser-lhe prescrito uma terapia APAP ou BiPAP (desça para obter mais detalhes). As terapias APAP e BiPAP funcionam de forma semelhante à terapia CPAP, mas a circulação de ar pressurizado é variável e não constante.

 

Qual a máscara que devo escolher?

A máscara é uma parte muito importante do equipamento CPAP. A máscara tem de:

Ser confortável
Para que goste de a utilizar noite após noite

Ajustar bem
Para que o ar não saia e não reduza a qualidade da sua terapia

Ser estável
Para que não se desloque quando o utilizador se mexer durante o sono

Ser fácil de colocar e tirar
Especialmente se tiver de se levantar frequentemente durante a noite

Combinar com o seu estilo de vida
Para que possa ler, usar óculos, conversar ou aconchegar-se coma sua cara metade, se assim o entender

Uma máscara que não se ajuste bem, que seja desconfortável ou pouco prática pode tornar a sua terapia menos eficaz e impedi-lo de usufruir das vantagens do tratamento. Demore o tempo que for preciso a descobrir qual a máscara ideal para si e não tenha medo de pedir ajuda ao seu médico ou técnico especialista de sono para experimentar diferentes opções.

 

E se eu tiver dificuldades de adaptação à terapia do sono?

Algumas pessoas sentem dificuldade em se adaptarem à terapia CPAP/APAP: é uma mudança significativa no estilo de vida. Demore o tempo que for preciso para se habituar à terapia e não desista. Fazer regularmente o tratamento para a apneia do sono (todas as noites), terá um impacto muito positivo na sua saúde e bem-estar. Aqui estão as nossas sugestões para tornar a sua experiência um pouco mais fácil:

Melhore a sua experiência

Encontre estratégias para tornar a terapia CPAP/APAP mais conveniente e mais “sua”. Acessórios práticos, soluções de viagem e até pequenas coisas como um estilo diferente de fitas na máscara podem fazer toda a diferença.

Visite a nossa secção de assistência

Se tem um problema específico, por que não visitar as nossas páginas de assistência para ver se descobre uma solução?

Peça ajuda

O seu médico ou terapeuta especialista do sono podem ser capazes de ajustar o seu dispositivo ou a sua máscara para que seja mais confortável. Na sua clínica de sono local ficarão felizes por o poderem ajudar a ajustar o seu equipamento e aproveitar ao máximo o seu tratamento.

Pergunte sobre um DAM

Se a terapia CPAP não for para si, pergunte ao seu médico se pode fazer um tratamento eficaz alternativo, como o DAM Narval. Saiba mais aqui sobre a terapia com um DAM.

Terapias para a apneia do sono

Pressão positiva contínua das vias respiratórias (CPAP): um tratamento eficaz e frequentemente utilizado para a AOS. Um dispositivo CPAP proporciona uma circulação constante de ar pressurizado, através de uma máscara sobre o nariz e/ou boca, para evitar que as vias aéreas superiores colapsem ou comecem a fechar durante o sono. Isto permite-lhe desfrutar do sono sem apneias, hipopneias e vigílias limitadas. os dispositivos CPAP têm uma definição de pressão que se mantém constante durante toda a noite. Para conferir um maior conforto, vários modelos proporcionam uma funcionalidade de aumento gradual que começa com uma pressão mais baixa quevai aumentando gradualmente até chegar à pressão prescrita.

 

Pressão positiva automática das vias respiratórias (APAP): é semelhante à terapia CPAP, mas na terapia APAP há uma variação de pressão, para refletir as alterações na sua respiração. A terapia CPAP fornece uma circulação contínua de ar a uma pressão constante, ao passo que um dispositivo APAP utiliza algoritmos para fornecer automaticamente um nível de pressão adequado às suas necessidades no momento.

 

Pressão positiva das vias respiratórias binível (bilevel) (BiPAP ou BPAP): é semelhante ao CPAP, mas os dispositivos BiPAP apresentam diferentes definições de pressão para a inspiração e expiração, entre outras funcionalidades. os dois níveis de pressão facilitam a exalação total e também tornam a terapia BiPAP uma escolha mais adequada para tratar pessoas com determinados problemas médicos.

 

Dispositivos orais: são aparelhos que podem ser utilizados para tratar a apneia obstrutiva do sono ligeira ou moderada, assim como o ronco. Um tipo popular de dispositivo oral, o dispositivo de avanço mandibular (DAM), empurra ligeiramente o maxilar inferior para a frente. Isto aumenta o espaço nasvias respiratórias superiores para prevenir a obstrução das vias respiratórias durante o sono e reduzir a vibração, que é uma causa comum de ronco. Os aparelhos orais são semelhantes a um protetor bucal desportivo e são adaptados à sua boca por um dentista.

Referências:

1. McEvoy, R.D., et al., CPAP para Prevenção de Eventos Cardiovasculares na Apneia Obstrutiva do Sono. N Engl J Med, 2016. 375 (10): pág. 919-31.
2. Wimms, A.J., et al., Pressão positiva contínua nas vias aéreas versus tratamento padrão no tratamento de pessoas com apneia obstrutiva do sono ligeira (MERGE): um ensaio controlado, randomizado, e multicêntrico. Lancet Respir Med, 2019.
3. Findley L, Smith C, Hooper J, Dineen M, Suratt PM. O tratamento com CPAP nasal diminui os acidentes automobilísticos em pacientes com apneia do sono. Am J Respir Crit Care Med 2000; 161: 857-9.
4. Weaver, T.E. e R.R. Grunstein, Adesão à terapia de pressão positiva contínua nas vias aéreas: o desafio para um tratamento eficaz. Proc Am Thorac Soc, 2008. 5 (2): pág. 173-8

[myAir]
[myAir]