“A terapia do sono mudou a minha vida. Agora sei o que é ter uma boa noite de sono e levo sempre a minha máquina comigo para onde quer que vá.”
— Leightan
Vida antes da terapia
Há cerca de sete anos, era costume Leightan acordar quase todas as manhãs com uma dor de cabeça. A dor de cabeça desaparecia ao longo da manhã e não era grave. Era verdade que tinha dificuldade em se manter acordado durante o dia, mas, como estava muito ocupado no trabalho, não perdia muito tempo a pensar nisso e assumia simplesmente que as dores de cabeça fossem causadas por um pouco de stress, e as insónias por causa do stress. Nunca lhe ocorrera que tivesse apneia do sono. Na altura, nem sabia o que era a apneia do sono.
Incidentalmente, a sua mulher trabalha no hospital local e, um dia, no trabalho, um dos colegas perguntou-lhe se estava tudo bem, visto que ela estava com muito má cara. Ela disse-lhe que estava com dificuldades em dormir, já que o marido parava de respirar durante a noite, e ela ficava à espera que ele voltasse a respirar. Assim que estava prestes a adormecer, ele parava de respirar novamente. Isto durava a noite toda e quando o alarme tocava de manhã, ela apercebia-se que tinha acabado por não dormir nada.
O colega de trabalho disse-lhe que era provável que Leightan tivesse apneia do sono e que o devia mandar ao médico para fazer um exame. O exame foi entregue com um diagnóstico de “apneia aguda a grave” e Leightan foi encaminhado para um médico especialista do sono.
Situação atual
O casal encontrou-se com uma médica especialista do sono que lhes explicou o que estava a acontecer e quais eram as opções. A médica mostrou-lhes umas quantas máquinas e Leightan experimentou várias máscaras, indo para casa com uma máscara ResMed S8 AutoSet.
Leightan teve alguma dificuldade no início do tratamento em manter a boca fechada, mas a médica especialista do sono fez-lhe algumas sugestões que ele depois experimentou, e desde então nunca mais teve qualquer dificuldade.
Leightan consegue, hoje em dia, ter um sono descansado e nunca sai de casa sem o seu dispositivo, nem quando viaja apenas por uma noite. Recentemente, adquiriu um novo dispositivo, uma máquina ResMed S9 AutoSet, que é um modelo acima da sua ResMed S8, e diz estar a adorar.
- Cidade: Port Hardy, BC
- Sintomas: dores de cabeça, fadiga
- Anos em terapia: 7
- Tipo de máscara: facial completa
- Passatempos: Leitura, computadores e viajar