Testemunho de Orville
“Lembre-se, o sono tem um papel vital na saúde e na doença. Se está a ter dificuldades de adaptação ao seu sistema PAP, procure ajuda de alguém que saiba o que fazer. Nem imagina a diferença que pode fazer!”
— Orville
Vida antes da terapia
“Só me apercebi que tinha apneia do sono quando desmaiei na sala de estar”, afirma Orville abanando a cabeça. Felizmente para Orville, o técnico de laboratório do hospital para onde foi levado era também o diretor do laboratório do sono. Após fazer o exame de eletroencefalograma (EEG) para medir os sinais elétricos do cérebro e saber mais sobre o que provocara o desmaio, o técnico disse a Orville que poderia ter um distúrbio do sono e recomendou-lhe um estudo do sono.
Durante o estudo, Orville teve 37 eventos respiratórios por hora. Foi-lhe diagnosticada apneia do sono grave e foi-lhe prescrita terapia binível de pressão positiva nas vias aéreas. Orville ficou aliviado por ter sido diagnosticado, mas teve dificuldades em se habituar à terapia PAP. “Os meus amigos e família apoiaram-me muito.”
Situação atual
A paciência de Orville em comprometer-se com a terapia acabou por compensar. Orville habituou-se à nova e estranha sensação de ter algo colocado na cara durante a noite. Rapidamente aprendeu a colocar a máscara da forma correta e a utilização da máscara tornou-se uma rotina. Não demorou muito até Orville notar algumas diferenças. Após várias semanas de tratamento PAP, a sua capacidade para se concentrar melhorou consideravelmente. Orville descobriu que tinha muito mais energia, tanta que decidiu voltar à universidade para tirar uma licenciatura em terapia respiratória e trabalhar com pacientes que sofrem de apneia do sono.
Orville é hoje um palestrante regular nos grupos de apoio à apneia do sono. “A minha vida melhorou consideravelmente em muitos aspetos “, explica ele. “Os meus relacionamentos, a minha carreira e a minha saúde física melhoraram todos. Todos os meus amigos e família notaram o quanto estou mais enérgico e alerta.”
- Cidade: Parte norte de NJ
- Sintomas: Ronco, fadiga, desmaio
- Anos em terapia: 9
- Tipo de máscara: Facial completa
- Passatempos: Rádio, bombeiro voluntário, comboios em miniatura