Screening e diagnóstico da apneia do sono
A ResMed esforça-se por partilhar os seus conhecimentos extensos sobre o screening da Apneia Obstrutiva do Sono (AOS). Se um paciente apresentar sintomas de Distúrbios Respiratórios do Sono, podemos ajudá-lo a encaminhar o paciente para um diagnóstico de AOS.
Passos mais importantes no diagnóstico
Screening
Peça ao paciente para fazer uma avaliação à apneia do sono, preenchendo um questionário de sintomas ou utilizando um dispositivo de screening do sono em casa.
Diagnóstico
Com base nos resultados do screening, recomendar um estudo do sono ao paciente para monitorizar e determinar a gravidade da AOS.
Estudos do sono
Os estudos do sono devem ser realizados em casa do paciente ou num laboratório do sono. Durante o estudo do sono, a respiração do paciente e os seus movimentos corporais e respostas durante a noite são monitorizados para ver se o paciente sofre de algum distúrbio do sono, como a apneia do sono.
Estudo do sono num laboratório
Numa clínica, hospital ou laboratório do sono, o pessoal clínico irá colocar sensores no corpo do paciente para monitorizar o seu sono, e solicitar a gravação do estudo do sono para obter mais informações sobre o comportamento do paciente durante o sono. Durante este tipo de estudo, o paciente deverá pernoitar nas instalações, por isso deverá levar tudo o que for necessário para a sua rotina habitual de sono.

Estudo do sono domiciliário
A preparação do estudo domiciliário é semelhante ao do laboratório, com o conforto e comodidade acrescidos de ser na própria casa do paciente. Antes da noite do estudo, um médico ou profissional de saúde deverá mostrar ao paciente como aplicar os sensores e como utilizar o dispositivo de registo durante a noite. Na noite do estudo do sono, o paciente deverá simplesmente seguir a rotina normal. O screening pode ser realizado utilizando o ApneaLink Air da ResMed, um dispositivo de teste doméstico fácil de utilizar, que deteta casos de apneia, hipopneia, limitação do fluxo, ronco e saturação de oxigénio no sangue. O relatório fornecido pelo dispositivo ApneaLink Air contém uma análise detalhada e os seus resultados também são compatíveis com o AirView, uma solução abrangente de software de diagnóstico para interpretação do estudo do sono.

O que avaliam os estudos do sono?
Entre outras coisas, o estudo do sono indica a gravidade do quadro clínico do paciente, que é classificada através do índice de apneia/hipopneia (IAH). A pontuação de IAH indica o número de apneias e hipopneias que o paciente tem por hora (< 5 a 30+).1
Gravidade | IAH (por hora) |
Normal | < 5 |
Ligeiro | 5 a < 15 |
Moderado | 15 a < 30 |
Grave | 30+ |
Além do IAH do paciente, o diagnóstico leva em consideração a dessaturação de oxigénio do paciente e, no caso da AOS, a sonolência excessiva durante o dia. Depois de receber os resultados do estudo do sono do paciente, pode então falar com o paciente sobre a doença (se for caso disso), a sua gravidade, os possíveis efeitos para a saúde e opções de tratamento.
Mais sobre distúrbios respiratórios do sono
O primeiro sinal de um distúrbio do sono (como a apneia do sono) é o ronco, embora muitos pacientes não o identifiquem como um indício de algo mais grave. Existem também outros sintomas frequentes.
Há três tipos de apneia do sono: apneia obstrutiva do sono (AOS), apneia central do sono (ACS) e apneia mista ou complexa do sono. Cada tipo tem características diferentes que permitem o diagnóstico.
Quando não tratados, os doentes que sofrem de DRS, como a AOS e a ACS, têm um risco mais elevado de desenvolverem doenças crónicas graves, como doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2. Um número significativo de pacientes com DPOC também sofre de DRS.
Referência
- American Academy of Sleep Medicine, Sleep-related breathing disorders in adults: recommendations for syndrome definition and measurement techniques in clinical research. The Report of an American Academy of Sleep Medicine Task Force. Sleep, 1999. 22(5): p.667-89.