Tipos de apneia do sono

Existem três tipos de distúrbios respiratórios do sono: a Apneia Obstrutiva do Sono (AOS), a Apneia Central do Sono (ACS) e a Apneia Mista ou Complexa do Sono. Cada tipo tem características diferentes que permitem o diagnóstico.

Apneia obstrutiva

A Apneia Obstrutiva do Sono (AOS) é a forma mais comum de Distúrbio Respiratório do Sono (DRS), afetando mais de três em cada dez homens e quase uma em cada cinco mulheres.1 Os pacientes que sofrem de AOS sofrem frequentemente de colapso parcial ou total das vias aéreas superiores durante o sono.

Apneia central

A Apneia Central do Sono (ACS) é menos comum do que a AOS.2 Ao contrário dos pacientes com AOS, os pacientes com ACS sofrem de um Distúrbio do Sistema Nervoso Central. Isto significa ou que o centro respiratório no cérebro não consegue permitir a respiração, ou que o estímulo para a inspiração não é transmitido corretamente para o resto do corpo do paciente.

Apneia mista

A Apneia Mista do Sono é uma combinação de Apneia Obstrutiva do Sono e de Apneia Central do Sono. É caracterizada pela diminuição do controlo da respiração (causado pela falta de sinal transmitido para a respiração) e pela obstrução das vias aéreas. A Apneia Mista do Sono é mais comum do que a ACS, mas menos predominante que a AOS.3

Referências:

  1. Os distúrbios respiratórios do sono afetam 34% dos homens e 17% das mulheres entre os 30-70 anos de idade. Peppard et al. Am J Epidemiol. 2013
  2. Morgenthaler TI, Kagramanov V, Hanak V, Decker PA.Complex sleep apnea syndrome: is it a unique clinical syndrome?. Sleep 2006 Set;29(9):1203-9.
  3. Mayo Clinic.”Mayo Clinic Discovers New Type Of Sleep Apnea.” ScienceDaily.
[myAir]
[myAir]