Perguntas frequentes sobre máscaras | ResMed Portugal

Perguntas frequentes sobre a limpeza, o conforto e a colocação da máscara

Tem alguma dúvida sobre como limpar e desinfetar as máscaras e os componentes das máscaras ResMed? Encontre respostas às perguntas mais frequentes.

Perguntas frequentes sobre a limpeza das máscaras

Todos os dias, ou após cada utilização, os pacientes devem:

  • Desmontar os componentes da máscara (consulte o manual do utilizador da máscara para obter instruções). Os pacientes que utilizam máscaras de almofadas nasais devem desmontar as almofadas da armação.
  • Lavar cuidadosamente à mão os componentes separados da máscara (excluindo o arnês e as faixas macias), esfregando suavemente em água morna (aproximadamente 30 °C/86 °F) com sabonete neutro. Para otimizar a vedação da máscara, os óleos naturais do rosto devem ser removidos da almofada após a utilização.
  • Utilizar uma escova de cerdas macias para limpar a ventilação ou quaisquer peças rotativas na máscara, como o conector rotativo, o anel rotativo ou a articulação esférica, que necessitem de limpeza.
  • Inspecionar cada componente e, se necessário, repetir a lavagem até que esteja visualmente limpo.
  • Enxaguar bem todos os componentes com água potável e deixar secar ao ar, longe da luz solar direta.
  • Quando todos os componentes, incluindo a ventilação, estiverem secos, volte a montar a máscara (consulte o manual do utilizador da máscara para obter instruções).

Todas as semanas, os pacientes devem:

  • Lavar à mão o arnês, incluindo as faixas macias, se estas fizerem parte da máscara.
  • Enxaguar bem e deixar secar ao ar, afastado da luz solar direta.

Tenha em mente que o arnês pode ser lavado sem ser desmontado e que a tinta do arnês pode escorrer durante a primeira lavagem.

Se algum componente continuar sujo após a limpeza, ou se houver deterioração visível de um componente do sistema (fissuras, descoloração, rasgos, etc.), esse componente deve ser substituído.

Recomendamos que os seus pacientes utilizem produtos/soluções naturais ou puros para limpar a máscara, uma vez que os vapores residuais deixados pelos produtos de limpeza não naturais podem ser inalados se não forem bem enxaguados.

A ResMed recomendou e validou procedimentos em conformidade com a norma ISO17664 para a limpeza, desinfeção e esterilização de máscaras para utilização em vários pacientes num laboratório do sono, numa clínica ou num hospital. Consulte o seguinte manual de desinfeção e esterilização para saber quais as peças que:

  • Têm de ser substituídas entre pacientes;
  • Suportam a desinfeção térmica de alto nível a 93 °C;
  • Suportam a desinfeção química de alto nível;
  • Suportam a esterilização.

Tenha em atenção que nem todos os componentes necessitam de desinfeção. O arnês não necessita de desinfeção e não deve ser lavado com produtos químicos de desinfeção.

Existem outros componentes que também não necessitam de desinfeção e não devem ser lavados com produtos químicos de desinfeção. Isto aplica-se a:

  • AirFit N10/AirFit N10 for Her – Faixas macias;
  • AirFit F10/AirFit F10 for Her – Armação, faixas macias;
  • Quattro Air/Quattro Air For Her/Quattro Air NV – Armação;
  • Quattro FX/Quattro FX for Her – Armação flexível, faixas macias;
  • Quattro FX NV – Armação flexível, faixas macias;
  • Mirage FX/Mirage FX for Her – Armação.

Aceita-se a lavagem cuidadosa do arnês e dos componentes acima entre pacientes.

  • Lave à mão o arnês em água morna a 30 °C com sabonete neutro.
  • Enxague bem e deixe secar ao ar, afastado da luz direta do sol.

Perguntas frequentes sobre o conforto das máscaras

Para ajudá-lo a selecionar uma máscara adequada para cada um de seus pacientes, dividimos as nossas máscaras PAP em três categorias:

  • Máscaras 360º, desenhadas para pessoas que dormem ativamente: pacientes que gostam de se mexer e virar ou dormir de barriga para baixo durante a noite.
  • Máscaras Minimalistas, desenhadas para amantes da simplicidade – pacientes que desejam uma opção discreta com o mínimo de material possível no seu rosto.
  • Máscaras Versáteis, desenhadas para quem procura garantias – pacientes que desejam uma máscara que se ajuste facilmente e possa fornecer conforto extra quando necessário.

Para o ajudar a escolher a máscara certa para os seus pacientes, encontrará uma série de recursos úteis na nossa página de informações sobre as categorias de máscaras.

Se a máscara do seu paciente for desconfortável, tente voltar a colocá-la ou experimente um tamanho ou um tipo diferente de máscara.

  • Colocação. O desconforto da máscara pode dever-se a uma colocação incorreta, por isso, recomendamos que volte a colocar a máscara utilizando as instruções de colocação no manual do utilizador da máscara. Deve colocar a máscara quando o seu paciente estiver na posição em que dorme: os nossos músculos faciais mudam quando nos deitamos e ficam mais relaxados quando estamos a dormir. É sempre melhor colocar as máscaras quando os seus pacientes estão na posição em que dormem habitualmente, quer durmam numa cama sem almofadas ou numa poltrona reclinável. Também é possível ver os vídeos de colocação de máscara que se encontram na nossa secção de produtos de máscaras para terapias do sono e cuidados respiratórios.
  • Tamanho. Se o seu paciente só conseguir obter uma boa vedação quando aperta a máscara, tornando-a desconfortável, então o tamanho da máscara pode não estar correto. Tenha em atenção que os tamanhos nem sempre são os mesmos para modelos diferentes.
  • Tipo. Se o paciente ainda sentir desconforto ao utilizar a máscara, é possível que precise de outro tipo de máscara. A ResMed disponibiliza máscaras faciais, máscaras nasais, e máscaras de almofadas nasais; verá que alguns tipos e modelos de máscaras podem servir melhor do que outros. Veja a gama completa de máscaras da ResMed aqui.
  • Arnês. A máscara do seu paciente deve estar o mais solta possível ao mesmo tempo que cria uma vedação. Se o paciente sentir que a fita do arnês está muito solta ou muito apertada, tente reajustá-la ou substituir o arnês se este estiver muito utilizado ou gasto.
  • Botão MicroFit™. Se o seu paciente estiver a utilizar uma máscara ResMed que tenha um botão MicroFit™, certifique-se de que o botão está colocado na posição ideal. Fazer ajustes significativos na posição do botão irá alterar o ajuste e poderá resultar em desconforto ou num tratamento menos eficaz.

Se tiver dificuldades em colocar a máscara do seu paciente, consulte o manual do utilizador da máscara para obter instruções.

Se o seu paciente tiver pelos faciais, algumas máscaras podem funcionar melhor do que outras. Contacte-nos para saber se um estilo diferente de máscara pode oferecer mais conforto ou um melhor ajuste.

Todas são diferentes! As máscaras faciais ccobrem mais o rosto, enquanto as máscaras nasais e de almofadas nasais não cobrem tanto. Tudo se resume à preferência pessoal e ao tipo de máscara que melhor se adapta às necessidades dos seus pacientes.
As nossas máscaras faciais são uma boa opção se os seus pacientes sofrem de congestão nasal ou tendem a respirar pela boca quando dormem.
Ao discutir os tipos de máscara com os seus pacientes, pode querer considerar fatores como a anatomia facial, os pelos faciais, se utilizam ou não óculos ou se são claustrofóbicos, se gostam de ler ou de ver televisão enquanto utilizam a máscara, etc.

Se a máscara do seu paciente tem fugas, provavelmente há algum problema na vedação ou na colocação. As razões para as fugas da máscara, e as soluções sugeridas, incluem:

  • Mau ajuste ou má colocação. Recomendamos que volte a colocar a máscara utilizando as instruções de colocação no manual do utilizador da máscara. Deve colocar a máscara quando o seu paciente estiver na posição em que dorme: os nossos músculos faciais mudam quando nos deitamos e ficam mais relaxados quando estamos a dormir. Também é possível ver os vídeos de colocação de máscara que se encontram na nossa seção de produtos de máscaras para terapia do sono.
  • Montagem incorreta. Consulte o manual do utilizador da máscara para obter informações sobre como montar a máscara. Pode transferir o manual do utilizador na página de assistência para as máscaras.
  • Tamanho errado de máscara. Consulte o manual de tamanho das máscaras para obter instruções sobre os tamanhos.
  • Tipo errado de máscara. Se a máscara do seu paciente tiver o tamanho certo e estiver bem colocada, mas ainda tiver fugas, pode ser necessário outro tipo de máscara. Por exemplo, uma máscara facial pode eliminar completamente as fugas na boca. Veja a gama completa de máscaras da ResMed aqui.
  • Precisa de ser substituída. A máscara do seu paciente pode ter fugas porque está muito utilizada ou gasta. Consulte o manual do utilizador da máscara para obter informações, ou leia o nosso artigo sobre a substituição de máscaras.
  • Higiene. A sujidade, os óleos e os resíduos na pele do seu paciente e das imediações podem acumular-se na máscara se não forem removidos diariamente. O seu paciente deve limpar a máscara todos os dias para otimizar a vedação e a eficácia. Leia o nosso artigo sobre a substituição e limpeza de máscaras.

Se o seu paciente ainda se queixar de fugas, por que não experimentar um humidificador aquecido ou um dos mais recentes dispositivos de pressão positiva (PAP)? Os nossos dispositivos PAP medem e compensam automaticamente as fugas não intencionais para assegurar que a pressão correta se mantém. Os humidificadores aquecidos podem reduzir muito a respiração pela boca e a congestão nasal, ambos associados a fugas.

Se o seu paciente precisa de apertar demasiado a máscara para a vedar, o tamanho da almofada pode não estar certo ou o suporte para a testa pode estar mal ajustado. Consulte a pergunta acima para obter sugestões sobre como identificar e resolver problemas de colocação.

As almofadas das máscaras da ResMed são feitas de silicone. As reações alérgicas ao silicone são extremamente raras. Na verdade, a irritação da pele, as feridas devido à pressão e as bolhas são mais frequentemente causadas por outros fatores associados do que pelo próprio material de silicone.

Se o seu paciente sofrer de irritação na pele, é possível que:

  • A fita do arnês esteja muito solta ou muito apertada. Tente reajustá-la, ou substituir o arnês se estiver muito utilizado ou gasto. A máscara deve estar o mais solta possível enquanto cria uma vedação.
  • A máscara não encaixa bem porque é do tamanho errado ou de um estilo inadequado. Consulte o manual do utilizador da máscara ou o manual de colocação rápida para obter instruções sobre a colocação. Um estilo diferente de máscara pode proporcionar uma melhor colocação.
  • A máscara esteja muito utilizada e gasta. Veja se a almofada e a armação da máscara mostram sinais de desgaste, rigidez, fissuras ou ruturas. Substitua a máscara ou as peças que estão gastas. Pode ser-lhe útil ler o nosso artigo sobre limpeza e substituição de máscaras.
  • A máscara esteja suja. O silicone pode absorver contaminantes tais como óleos, suor, sujidade e cremes da pele. O contacto prolongado com estes contaminantes durante a noite pode irritar a pele. Os seus pacientes devem lavar as máscaras diariamente, de acordo com as instruções do manual do utilizador, com sabonete neutro ou detergente líquido diluído e água morna (30 °C/86 °F). Também recomendamos que os pacientes lavem o rosto antes de dormir para remover o excesso de óleos faciais, de preferência com um sabonete de pH neutro, e evitem utilizar loções e cremes faciais. Dado que a máscara entra em contacto com o rosto, esses produtos podem interferir na vedação da máscara e possivelmente degradar a qualidade da almofada com o tempo. Pode ser-lhe útil ler o nosso artigo sobre limpeza de máscaras.

Se o seu paciente ainda tiver a pele irritada, poderá ajudar colocar fita hipoalergénica com poros em áreas sensíveis ou irritadas para criar uma barreira entre a pele e a máscara.

Se o seu paciente sofre de irritação nasal, um humidificador aquecido poderá ajudar. O fluxo constante de ar, especialmente a altas pressões de tratamento, pode causar secura, irritação nasal e hemorragias nasais. Os humidificadores proporcionam um alívio da irritação e secura nasal ao adicionar calor e humidade ao ar fornecidos pelo sistema CPAP ou de dois níveis.
Os produtos de óleo para o nariz também podem ser utilizados para ajudar a tratar e a prevenir a secura.

Os pacientes cujas máscaras deixam marcas no rosto, ou que sentem dor no dorso do nariz, provavelmente estão a apertar a máscara com demasiada força para a vedar. Consulte as respostas às perguntas acima nesta página para obter sugestões sobre como melhorar a colocação e a vedação da máscara.

Se estes problemas persistirem, por que não sugerir as almofadas nasais SoftWraps ou Gecko? Os SoftWraps são tecidos de enchimento suave para o arnês de silicone da máscara que ajudam a impedir que a máscara do seu paciente escorregue, e além disso, reduzem o aparecimento de marcas das fitas no rosto. A almofada nasal Gecko é uma fita confortável e macia que é colocada ao longo do dorso nasal para ajudar a reduzir a irritação da pele e as feridas faciais, minimizar a fuga da máscara e melhorar o conforto geral da máscara.

Se os olhos do seu paciente estão sensíveis, pode ser devido a uma fuga na máscara. Este é um problema comum que pode ocorrer se a máscara não ficar vedada adequadamente ou se não encaixar bem no rosto. Para obter sugestões sobre como resolver este problema, consulte as respostas às perguntas acima nesta página.

Perguntas frequentes sobre a colocação da máscara

Se a máscara sai durante o sono, pode ser porque o seu paciente sofre de congestão nasal. Se o seu paciente tem um histórico de sinusite e de alergia, uma máscara facial e/ou humidificação pode oferecer um tratamento melhor.

A ResMed tem o prazer de disponibilizar modelos de colocação para muitas das nossas máscaras. Clique numa máscara abaixo para abrir um ficheiro PDF do modelo de colocação.

Tenha em atenção o seguinte ao utilizar estes modelos:

  • Leia cuidadosamente as instruções do modelo antes de os adaptar e utilizar.
  • Os modelos das máscaras devem ser utilizados para auxiliar na colocação das máscaras. A utilização destes modelos não pretende substituir o conselho de um profissional médico, técnico especialista do sono ou fornecedor de equipamento.
  • Alterar o tamanho ou as dimensões dos PDF originais pode comprometer a qualidade e a precisão destas impressões dos modelos. Para evitar este problema, certifique-se de que está a imprimir no tamanho real, ao desligar todas as escalas de página nas definições da sua impressora. Também pode utilizar a régua na operação de impressão para garantir que a impressão é do tamanho exato.

Modelos de colocação de máscaras nasais da ResMed:

AirFit N30i

AirFit N20

Modelos de colocação de máscaras faciais da ResMed:

AirFit F30 

AirFit F20 

Se a máscara do seu paciente faz muito barulho à noite, é possível que não esteja vedada corretamente. Consulte as nossas recomendações acima: certifique-se de que a máscara está bem colocada, corretamente montada, limpa e em bom estado. Se o seu paciente ainda estiver com problemas, tente um tamanho ou um tipo de máscara diferente.

Lembre-se de colocar a máscara quando o seu paciente estiver na posição em que dorme: se dormir deitado sem almofadas, coloque a máscara dessa forma; se dormir numa poltrona reclinável, coloque a máscara dessa forma. Isto é importante porque os nossos músculos faciais mudam quando nos deitamos e ficam mais relaxados quando estamos a dormir.

O barulho provocado pela máscara também pode ser uma indicação de que a máscara do seu paciente tem uma fuga. Este é um problema comum que pode ocorrer se a máscara não ficar vedada adequadamente ou se não encaixar bem no rosto do seu paciente.

É fácil, basta aceder à página ‘Manuais do utilizador e documentos técnicos para profissionais de saúde’ e transferir o manual do utilizador para ficar a saber.