Manutenção dos dispositivos e acessórios: garantir a eficácia do tratamento
Os dispositivos dos seus pacientes têm de ser bem cuidados para garantir a eficácia do tratamento.
Manutenção do dispositivo
Para poder oferecer um tratamento consistente e de alta qualidade, o dispositivo do seu paciente tem de ter uma boa manutenção. Um filtro de ar bloqueado pode afetar a pressão fornecida ao seu paciente. Mensalmente, recomendamos desligar a máquina de terapia do sono da fonte de alimentação e limpar o exterior com um pano húmido e detergente suave. Evite molhar as áreas elétricas.
Também é importante verificar regularmente a presença de orifícios ou acumulação de poeira no filtro de ar. Consulte o guia do utilizador do dispositivo[link to user guide landing page] para obter recomendações específicas sobre a frequência com que o seu paciente deve realizar a manutenção do dispositivo.

Limpeza de acessórios
A manutenção e limpeza regulares irão manter os acessórios do seu paciente em boas condições de funcionamento e ajudá-los a desfrutar de uma experiência terapêutica mais limpa.
Limpeza diária:
Desligue os tubos de ar e pendure-os num local limpo e seco até à próxima utilização.
Lave a tampa da câmara de água, a placa e a base desmontada em água morna utilizando um detergente neutro.
Enxague bem com água limpa e deixe secar longe da luz solar direta.
Nota: A tampa da câmara de água, a placa e a base desmontadas também podem ser lavadas na máquina de lavar louça no ciclo delicado ou de vidro (apenas no cesto superior).
Limpeza mensal
Limpe o exterior do dispositivo de terapia e humidificador com um pano húmido e detergente suave.
Descasque a vedação da tampa e lave-a em água morna com um detergente neutro.
Verifique o filtro de ar quanto à presença de orifícios e bloqueios devido a sujidade ou poeira. Substitua o filtro de ar, se necessário.
Inspecione a água quanto a desgaste e deterioração e substitua qualquer componente se estiver rachado, turvo ou perfurado.
Os pacientes não devem utilizar nenhum dos seguintes produtos para limpar os seus humidificadores, uma vez que estas soluções podem causar danos e reduzir a vida útil do produto:
- Soluções à base de lixívia, cloro, álcool ou amoníaco
- Sabonetes hidratantes, antibacterianos ou à base de glicerina
- Amaciadores de água e descalcificadores não aprovados
Substituição de tubos e filtros
A manutenção adequada dos componentes é fundamental para o tratamento da apneia do sono do seu paciente. Aqui apresentamos as nossas diretrizes para a substituição de filtros e tubos de dispositivos, para que obtenha uma terapia funcional.
Com que frequência devem os tubos ser substituídos?
Recomendamos que substitua os tubos do dispositivo do seu paciente regularmente, para um máximo conforto. Normalmente, esta substituição deve ocorrer após 6 a 12 meses de utilização.
Com que frequência devem os filtros de ar ser substituídos?
Se o ambiente for particularmente húmido ou poeirento, o filtro descartável não vai durar muito tempo. Recomendamos que seu paciente inspecione visualmente o filtro todos os meses para determinar se o filtro precisa de ser descartado. A substituição recomendada é a cada 6 meses ou antes, dependendo do estado do filtro.
Respostas a perguntas frequentes sobre dispositivos e acessórios
O meu paciente vai de férias e não terá acesso fiável a rede elétrica. Existe uma solução para esta situação?
Está à procura de formas de ajudar os pacientes a viajar ao mesmo tempo que desfrutam de um estilo de vida ativo em combinação com a terapia?
Porque é que o dispositivo terapêutico do meu paciente se desliga à noite?
Pode haver uma série de razões para isto. As seguintes sugestões devem ajudá-lo a identificar e resolver o problema.
O meu paciente tem dificuldade em adormecer quando utiliza o dispositivo terapêutico. Que soluções posso oferecer?
Para os pacientes, habituarem-se ao seu aparelho terapêutico é algo que demora tempo e uma etapa importante no processo de terapia da apneia do sono.