Informações atualizadas sobre Máscaras com Elementos Magnéticos para Profissionais de Saúde - ResMed Portugal

Informações atualizadas sobre Máscaras com Elementos Magnéticos para Profissionais de Saúde

Última actualização: 20 de Novembro de 2023

Esta informação destina-se apenas a profissionais de saúde

A segurança do paciente é a principal prioridade da ResMed e seguiremos sempre os nossos princípios orientadores que priorizam as necessidades e a segurança do paciente, para garantir o melhor atendimento aos milhões de pessoas que servimos em todo o mundo.

Compreendemos a importância da máscara certa para a terapia contínua de pessoas com apneia do sono, DPOC e outras doenças crónicas. Durante o último ano, mantivemos conversações com as autoridades de saúde para garantir que estamos a par das recomendações mais recentes sobre a utilização de elementos magnéticos quando em estreita proximidade de determinados implantes e dispositivos médicos.

Para fornecermos orientações atualizadas sobre a utilização segura das máscaras ResMed com elementos magnéticos aos pacientes e profissionais de saúde, atualizámos as secções de contraindicações e avisos dos nossos manuais do utilizador. As nossas ações surgem como resposta a novas informações obtidas das mais recentes recomendações regulamentares, da vigilância pós-comercialização e das práticas da indústria relacionadas com a possível interferência magnética das nossas máscaras com elementos magnéticos quando em estreita proximidade de determinados implantes ou dispositivos médicos.

Para obter mais informações, consulte as Perguntas Frequentes abaixo.

A close-up of the magnetic clips on a ResMed mask being fastened, with the magnets circled

As máscaras ResMed com elementos magnéticos possuem clipes magnéticos para oferecer aos pacientes uma maneira simples e fácil de fixar e separar o arnês da armação da máscara.

Atualizações da rotulagem

Contraindicações* atualizadas

A utilização de máscaras com componentes magnéticos é contraindicada para pacientes, ou para qualquer pessoa que tenha contacto físico próximo com os mesmos durante o uso da máscara, que possuam o seguinte:

  • Implantes médicos ativos que interagem com elementos magnéticos (por exemplo, pacemakers, cardioversores-desfibriladores implantáveis (CDI), neuroestimuladores, shunts para líquido cefalorraquidiano (LCR), bombas de insulina/infusão)
  • Implantes/objetos metálicos que contenham material ferromagnético (por exemplo, clipes para aneurisma/dispositivos de interrupção de fluxo, espirais de embolização, stents, válvulas, elétrodos, implantes de reabilitação auditiva ou do equilíbrio que possuam um elemento magnético implantado, implantes oculares, fragmentos metálicos no olho)

Aviso** atualizado

Mantenha os elementos magnéticos da máscara a uma distância mínima de segurança de 150 mm de implantes ou dispositivos médicos que possam ser adversamente afetados pela interferência magnética. Este aviso aplica-se a si ou a qualquer pessoa que tenha contacto físico próximo com a sua máscara. Os elementos magnéticos encontram-se na armação e nas correias inferiores do arnês, com uma intensidade do campo magnético inferior a 400 mT. Quando usados, eles ligam-se para fixar a máscara, mas podem soltar-se inadvertidamente durante o sono.

Os implantes/dispositivos médicos, incluindo aqueles listados nas contraindicações, podem ser negativamente afetados se mudarem de função em campos magnéticos externos ou tiverem materiais ferromagnéticos que atraiam/repilam campos magnéticos (alguns implantes metálicos, por exemplo, lentes de contacto com metal, implantes dentários, placas cranianas metálicas, parafusos, tampas do orifício de trepanação e dispositivos de substituto ósseo). Consulte o seu médico ou o fabricante do seu implante/outro dispositivo médico para obter informações sobre os possíveis efeitos adversos dos campos magnéticos.

Note que nem todos os modelos ou variantes de dispositivos médicos listados nas contraindicações são afetados por campos magnéticos externos. Apenas aqueles que interagem com elementos magnéticos ou contêm materiais ferromagnéticos apresentam potencial de interferência magnética.

Que máscaras ResMed contêm elementos magnéticos?

Use as ligações abaixo para encontrar mais informações sobre cada máscara ResMed que possui clipes magnéticos no arnês.

A disponibilidade de produtos pode variar de país para país.

Máscaras faciais

Perguntas frequentes para profissionais de saúde

Os pacientes contraindicados que usam máscaras ResMed com elementos magnéticos têm de procurar, quando possível, uma máscara alternativa sem elementos magnéticos. Os pacientes são instruídos a entrar em contacto com o fornecedor da máscara para obter opções alternativas de máscara. Se não estiver disponível uma máscara alternativa, eles são instruídos a consultar o seu médico/profissional de saúde para saber quais os próximos passos a tomar em relação à terapia. Consulte a Carta do Médico abaixo para ver as considerações sobre a consulta do paciente relacionadas com o risco de interferência magnética.

Sim. As máscaras ResMed com elementos magnéticos são seguras quando usadas de acordo com as instruções de utilização atualizadas, incluindo as contraindicações e os avisos.

As máscaras ResMed com elementos magnéticos continuam disponíveis nos fornecedores de máscaras autorizados.

Os elementos magnéticos das máscaras ResMed têm uma resistência normalmente entre 250-300 mT na superfície dos componentes magnéticos. Isto está abaixo das diretrizes de limite de segurança permitidas de 400 mT para o público em geral, emitidas pela Comissão Internacional de Proteção contra Radiação Não Ionizante (ICNIRP). A intensidade magnética dissipa-se com a distância do elemento magnético e é inferior a 0,5 mT a uma distância de 50 mm.1

Fonte: as diretrizes1 para a exposição pública a campos magnéticos estáticos são estabelecidas pela Comissão Internacional de Proteção contra Radiação Não Ionizante (ICNIRP) e são reconhecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A interação dos elementos magnéticos com os implantes ativos varia, e nem todos os implantes ativos são afetados por campos magnéticos. Consulte as instruções de utilização do implante/dispositivo médico ou entre em contacto com o fabricante do implante/dispositivo médico para obter informações de segurança relativas à exposição a campos magnéticos estáticos e aos potenciais efeitos clínicos.

Exemplos de preocupação de interação (lista não exaustiva):

  • Alguns shunts para líquido cefalorraquidiano (LCR) contêm válvulas magneticamente programáveis que têm potencial para ajuste inadvertido sob a presença de campos magnéticos externos2
  • Dispositivos eletrónicos cardíacos implantáveis (CIED, na sigla em inglês), como pacemakers e cardioversores-desfibriladores implantáveis (CDI), geralmente possuem sensores que, quando expostos a elementos magnéticos externos, alteram a função do implante (comummente chamado de “modo magnético”)3

Em determinadas circunstâncias, existe a possibilidade de causar lesões graves ou morte.

Alguns implantes/objetos metálicos são feitos de materiais ferromagnéticos que são afetados (atraídos/repelidos magneticamente) por campos magnéticos e têm o potencial de alterar a posição do implante/objeto.

Atualmente, os materiais não ferromagnéticos são amplamente usados em implantes para permitir compatibilidade com a ressonância magnética. No entanto, alguns implantes ou variantes mais antigas podem conter materiais ferromagnéticos. Para implantes metálicos, consulte as instruções de utilização do implante ou entre em contacto com o fabricante do implante para obter informações de segurança relativas à exposição a campos magnéticos estáticos ou à segurança em ressonância magnética.

O efeito dos elementos magnéticos nos implantes metálicos varia consoante o tipo e tamanho do implante, a localização do implante e a proximidade ao elemento magnético.

Ferromagnético refere-se a uma propriedade do material que é afetada por campos magnéticos (por exemplo, atrai/repele sob campos magnéticos). Os materiais ferromagnéticos são geralmente feitos de ferro, cobalto, níquel ou algumas ligas feitas destes elementos.

Nem todos os implantes médicos listados nas contraindicações são feitos de materiais ferromagnéticos.

As máscaras com elementos magnéticos podem ser usadas com implantes designados como seguros para ressonância magnética (MR-safe), uma vez que os implantes não têm restrições de varrimento quando expostos aos fortes campos magnéticos estáticos gerados durante uma ressonância magnética.

Os tipos e modelos de implantes podem ter diferentes classificações de segurança em ambiente de ressonância magnética (RM)4. Para outras etiquetas de RM (por exemplo, “MR-Conditional”), consulte as instruções de utilização do implante para obter informações de segurança relacionadas com a exposição a campos magnéticos estáticos e os possíveis efeitos clínicos.

Note que as máscaras ResMed com elementos magnéticos não devem ser introduzidas num ambiente de ressonância magnética.

Consulte a Tabela de Máscaras ResMed nos documentos de apoio para identificar máscaras alternativas sem elementos magnéticos.

Perguntas frequentes para fornecedores de máscaras ResMed

As ações a serem tomadas pelos fornecedores de máscaras da ResMed estão descritas no Aviso de Segurança enviado a todos os clientes da ResMed que compraram as nossas máscaras com elementos magnéticos.

  1. Preencha e devolva o formulário de confirmação online (quando disponível) ou anexado no final do aviso de segurança.
  2. Para distribuidores e revendedores, forneça imediatamente uma cópia deste aviso e da carta do médico aos médicos assistentes e/ou outros profissionais de saúde relevantes, notificando-os da atualização da rotulagem (contraindicações e avisos).
  3. Forneça imediatamente uma cópia da carta ao paciente a todos os pacientes que usam atualmente uma máscara ResMed com elementos magnéticos, notificando-os sobre a rotulagem atualizada (contraindicações e avisos). Na carta ao paciente, os pacientes são instruídos a entrar em contacto com o fornecedor da máscara para obter uma máscara de substituição, caso tenham contraindicação.
  4. Forneça uma máscara de substituição aos pacientes com contraindicação, selecionando uma máscara alternativa sem elementos magnéticos, quando possível. Quando não estiver disponível uma máscara alternativa, informe os pacientes para consultarem o seu médico.
  5. Instrua os pacientes a consultar o médico e/ou fabricante do implante/outro dispositivo médico se necessitarem de mais informações sobre os potenciais efeitos adversos dos campos magnéticos no seu dispositivo específico (conforme descrito nos avisos).

Contacte-nos

Se tiver alguma dúvida ou preocupação ou quiser obter mais informações, entre em contacto com o seu representante ResMed.

Se não tiver um representante ResMed, visite esta página.

Consulte o manual do utilizador para obter informações relevantes relacionadas com quaisquer avisos e precauções a ter em conta antes e durante a utilização do produto.

*Contraindicações: condições em que a máscara não pode ser usada.

**Avisos: identificam um possível perigo e fornecem informações sobre como usar a máscara com segurança.

Referências:

  1. ICNIRP Guidelines on Limits of Exposure to Static Magnetic Fields – publicado em: Health Physics 96(4):504-514; 2009 https://www.icnirp.org/cms/upload/publications/ICNIRPstatgdl.pdf
  2. https://www.fda.gov/medical-devices/cerebral-spinal-fluid-csf-shunt-systems/magnetic-field-interference-programmable-csf-shunts
  3. https://www.fda.gov/radiation-emitting-products/cell-phones/magnets-cell-phones-and-smart-watches-may-affect-pacemakers-and-other-implanted-medical-devices
  4. https://www.fda.gov/media/101221/download